Nesta página poderá encontrar textos produzidos pelos membros da equipa do projeto sobre questões relacionadas com escrita e ensino. Embora não tenham diretamente a ver com os dados do projeto, tais textos estão com eles relacionados, razão pela qual estão aqui incluídos. Para além desses textos, normalmente sob a forma de artigos, incluem-se também aqui outros textos, de dimensão reduzida (uma página A4), a que damos o nome de Folhas de Factos, contendo cada um deles uma sistematização de factos relevantes referentes uma qualquer noção importante para o ensino da escrita ou para o ensino da língua em geral 



Artigos


Gouveia, Carlos A. M. (2010), Gramática: produzir significados na escrita. In BRITO, Ana Maria (org.): Gramática: História, Teorias, Aplicações. Porto: FLUP: 191-203.

Gouveia, Carlos A. M., Escrita e ensino: para além da gramática, com a gramática. Delta – Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, 25 (Número Especial): 716-720.

Martins, Mário, A Anatomia do Contexto em LSF. Apresentação nos Encontros Quinzenais de Linguística Sistémico-funcional, 11 de dezembro de 2008.

Mendes, Mafalda (2009): Que Lugar para a pontuação no Ensino da Escrita no 1o Ciclo do Ensino Básico? In Textos Seleccionados do XXIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Lisboa: Colibri/APL: 339-353.


 Em construção.

Voltar ao topo

Folhas de Factos

Escrita
Gramática
Multimodalidade
Ortografia
Pontuação
Texto

Incompleto. Em construção.



Voltar ao topo