O grupo dos EQLSF



Os investigadores que formam o grupo dos EQLSF são maioritariamente membros do grupo Discurso e Literacia, um de três grupos de Investigação do ILTEC-Instituto de Linguística Teórica e Computacional (Av. Elias Garcia, 147, 5.º dto, 1050-099 Lisboa). O grupo Discurso e Literacia do ILTEC desenvolve investigação numa perspetiva funcionalista. É objetivo de seus investigadores descrever e procurar explicar fenómenos da língua em termos do seu uso na interação verbal. Recebem particular atenção o discurso (enquanto produto e processo) e a literacia (enquanto capacidade de usar a língua para ler, escrever, ouvir e falar, e capacidade de compreender e de responder ao mundo), bem como a relação entre estas duas áreas do saber. Será também objeto de estudo a forma como diferentes comunidades, práticas e domínios discursivos requerem literacias próprias (científica, visual, digital, etc.).

O coordenador dos encontros é Carlos A. M. Gouveia, que é também coordenador do grupo Discurso e Literacia do ILTEC.

Parte dos participantes dos EQLSF são membros da equipa de investigação do grupo Discurso e Literacia, mas não exclusivamente. Participam nos encontros, com alguma regularidade, elementos de diferentes grupos ou instituições, com destaque para os seguintes elementos: Alzira Tavares, Ana Morais, António Avelar, Goreti Monteiro, Helena Alves, Lachlan Mackenzie, Inês Conde, Luísa Belo, Maria Gorete Marques, Maria Krebber, Mafalda Mendes, Maria Carminda Silvestre, Mário Martins, Marta Alexandre, Riccardo Giomi, Sóstenes Rego

Investigadores que já estiveram associados ao grupo Discurso & Literacia e/ou que participaram nos EQLSF: Cecília de Lima, Cristiane Fuzer, Denize Elena Garcia da Silva, João Bosco Bonfim, Liliane Santana, Maria Aparecida Resende, Maria Luiza Coroa, Raymundo Olioni, Roberto Carlos de Assis.