ENCONTROS QUINZENAIS DE LINGUÍSTICA SISTÉMICO-FUNCIONAL  

 

Encontro 38º

   

8 de Maio de 2008, Quinta-feira, às 16:30 h.

 

LADY INTO FOX: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE TEXTUAL

 

Angélica Varandas (FLUL)

ESPAÇO

ESPAÇO

O objectivo desta apresentação consiste em propor uma leitura de um excerto da obra de David Garnett, Lady into Fox, com base nos processos de coesão textual sugeridos por Halliday e Hasan em Cohesion in English.
A partir da análise textual do excerto apresentado pretende-se, por um lado, verificar que os laços que garantem a textura das primeiras linhas deste livro permitem a criação de uma estrutura subjacente a toda obra, vindo, deste modo, preparar o leitor para a intriga que se segue. Por outro lado, procura-se ainda reconhecer a importância dos fenómenos de coesão na criação da coerência textual e testemunhar a sua contribuição para o entendimento e interpretação dos textos, especialmente quando se trata do caso particular de textos literários. Sendo estes mais ricos e inovadores em campos semânticos e, em geral, de textura mais densa, permitem leituras mais diversificadas.

ESPAÇO

Angélica Varandas é Professora Auxiliar no Departamento de Estudos Anglísticos da FLUL onde tem leccionado várias cadeiras na área da Linguística e se dedica sobretudo à investigação em Literatura Inglesa da Idade Média.