ENCONTROS QUINZENAIS DE LINGUÍSTICA SISTÉMICO-FUNCIONAL  

 

Encontro 67º

   

9 de Dezembro de 2010, Quinta-feira, às 17:00 h.

 

A escrita do comentário visual — gramática do visual e teoria de género e registo na aula de ILE

 

Ana Aragão Morais (UCP, Portugal)


Muitos alunos ingressam na universidade sem as competências necessárias para escrever eficazmente no contexto académico. Um dos géneros de escrita trabalhados na aula de ILE na UCP é o comentário visual, integrado no tema Advertising, temática que proporciona um campo de reflexão profícuo para o descortinar das ideologias presentes nos textos (Buckingham, 2003).
Perante a “urgência de uma pedagogia da escrita” (Fonseca, 1994) que ajudasse a desenvolver a escrita dos alunos, elaborei uma proposta a partir da pedagogia dos géneros da Escola Australiana (Rothery, 1996, Eggins & Martin, 1997, Martin & Rose, 2007, 2008). A gramática do design visual (Kress & van Leeuwen, 2006), por seu lado, respondeu à necessidade de fornecer aos estudantes ferramentas para a interpretação dos recursos semióticos que compõem os textos publicitários utilizados como estímulo à produção escrita.
Numa fase piloto, os materiais foram testados em 6 turmas o que permitiu a recolha de 261 textos para análise. A metodologia do trabalho será tanto qualitativa como quantitativa com o objectivo de fornecer dados para reflexão sobre a pedagogia da escrita em LE, bem como, e sobretudo, de ajudar os estudantes universitários a tornarem-se leitores mais críticos e perceptivos dos textos que lêem e escrevem.


******


Ana Aragão Morais é Mestre em Linguística Aplicada pela FLUL e assistente na Universidade Católica Portuguesa desde 2001, onde lecciona nos cursos de Comunicação Social e Tradução.  É doutoranda da Universidade Católica sob a orientação da Profª Drª Isabel Casanova.
.