ENCONTROS QUINZENAIS DE LINGUÍSTICA SISTÉMICO-FUNCIONAL  

 

Encontro 47º

   

12 de Março de 2009, Quinta-feira, às 16:30 h.

 

O Discurso da Marca: uma área de aplicação da GSF

 

Carminda Silvestre (ESTG-IPLeiria)

ESPAÇO

ESPAÇO

Um dos objectivos fundamentais na criação de uma marca prende-se com a construção de uma identidade. Esta contribui para a percepção do produto, da empresa ou do serviço e para diferenciá-lo dos seus semelhantes concorrenciais.
Para a União Europeia a definição de marca comunitária, segundo o Regulamento da Marca Comunitária, 1994, é “todos os sinais que possam ser objecto de uma representação gráfica, nomeadamente palavras, incluindo nomes de pessoas, desenhos, letras, números, a forma do produto ou a sua embalagem, desde que tenham capacidade de distinguir os produtos e serviços de uma empresa dos de outras empresas”.
A partir da Semiótica Social e da Análise Crítica do Discurso, baseadas numa teoria de linguagem sistémico-funcional, da linguagem em uso dentro de um contexto de situação e de um contexto de cultura, trabalho esta área encarando-a como uma necessidade emergente – o discurso da marca.
No presente trabalho pretendo explorar não só a marca como texto, mas também a marca como discurso através de uma exploração teórica e apresentação de análise de casos práticos. Assim, os recursos provenientes de sistemas semióticos diversos que ocorrem na construção da marca podem ser analisados, relacionados uns com os outros e interpretados em termos das escolhas feitas entre os recursos semióticos disponíveis e em termos das suas contribuições para a função social e comunicativa do texto.

ESPAÇO

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade de Lisboa, Carminda Silvestre é Professora Coordenadora de nomeação definitiva na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), do Instituto Politécnico de Leiria. Desenvolve trabalho de investigação no âmbito da Análise Crítica do Discurso, Semiótica Social e Gramática Sistémico-Funcional aplicada ao Discurso Empresarial, Educação e Artes, áreas em que tem publicado, nacional e internacionalmente.