ENCONTROS QUINZENAIS DE LINGUÍSTICA SISTÉMICO-FUNCIONAL  

 

Encontro 55º

   

12 de Novembro de 2009, Quinta-feira, às 17:00 h.

 

Identidades, espaços e tempos do feminino em reportagens de moda: uma abordagem multimodal do discurso

 

Inês Conde (ESECS-IPLei/UTAD/ILTEC, Portugal)

ESPAÇO

Nas reportagens de moda das revistas femininas para adolescentes, as concepções de género são constituídas através de estruturas de desejo que retratam a rapariga como uma figura independente e confiante, por um lado, mas plenamente consciente de que é alvo do olhar masculino, por outro. Tais configurações híbridas e contraditórias legitimam representações redutoras e assimétricas da feminilidade, nomeadamente através da designação dos planos da aparência, da auto-contemplação narcisista e da auto-vigilância permanente como geografias privilegiadas para o exercício da escolha individual.
A partir deste enquadramento, torna-se urgente uma abordagem que encare o género multimodal “reportagem de moda” como uma forma de acção onde se naturalizam e/ou negoceiam crenças associadas ao género, evidenciando o papel da imprensa feminina como agente activa na produção e/ou manutenção de estereótipos e ideologias. Como resposta a esse desafio, o presente trabalho procura singularizar, analisar e interpretar representações do feminino, instanciadas em reportagens de moda, em 24 edições da revista Ragazza, tentando identificar dinâmicas de cooptação e/ ou recontextualização da agenda “pós-feminista”. A pesquisa faz uso das contribuições teórico-metodológicas da Gramática do Design Visual (Kress & van Leeuwen 1996, 2006) e da Análise Crítica do Discurso (Fairclough 1995, 2003; van Leeuwen 2008), na medida em que permitem entender os textos como focos de luta hegemónica, nos quais se articulam visões particulares do mundo.

ESPAÇO

Inês Conde é docente na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Instituto Politécnico de Leiria. É doutoranda em Ciências da Comunicação, ramo da Análise Crítica do Discurso, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). No seu trabalho de investigação em curso, analisa representações multimodais de género em revistas femininas para adolescentes. É investigadora do grupo “Discurso e Literacia”, no Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC), e bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

 q