ENCONTROS QUINZENAIS DE LINGUÍSTICA SISTÉMICO-FUNCIONAL  

 

Encontro 32º

   

13 de Dezembro de 2007, Quinta-feira, às 16:30 h.

 

 

A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES E DE RELAÇÕES PROFISSIONAIS NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR POLITÉCNICO

 

Gorete Marques (ESE-IPLei/ FLUL/ ILTEC, Portugal)

 

Nas mensagens de correio electrónico, os participantes constroem posições de sujeito e estabelecem relações interpessoais , comprometendo-se sempre no processo de interacção, através do seu discurso . Com base nesta concepção , pretende-se, neste trabalho , descrever , interpretar e explicar de que forma os participantes constroem identidades e relações profissionais , num contexto de situação e de cultura específico .

Para a prossecução do objectivo acima enunciado , considerar-se-á a literatura recente sobre as mensagens de correio electrónico e o seu impacto nas relações (Baron, 1998, 2005; Crystal, 2001; Herring, 2007). O presente trabalho enquadra-se na Linguística Sistémico-Funcional, dando-se especial ênfase ao sistema da transitividade (Halliday, 1994). Como instrumentos de análise , para além da transitividade, o trabalho focar-se-á na projecção de papéis (Thompson, 1996) e na classificação de actores sociais de Theo van Leeuwen (1996). O corpus é constituído por mensagens de correio electrónico redigidas por alunos de uma Escola Superior ( Instituto Politécnico), especificamente 247 mensagens de alunos de licenciatura e de cursos de especialização tecnológica , enviadas a três professoras.


Gorete Marques é Assistente na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria, nas áreas de Português Língua Materna e Estrangeira , Francês Língua Estrangeira e Técnicas de Comunicação . É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – variante Estudos Portugueses e Franceses, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1997), pós-graduada no Ramo de Formação Educacional em Estudos Portugueses e Franceses pela mesma Instituição (1999) e Mestre em Estudos Franceses , pela Universidade de Aveiro (2004). É actualmente doutoranda em Linguística Aplicada , na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.