71º Encontro

Alunos de Línguas, Artes e Culturas e a LSF: esboço de um estudo de caso sobre a aprendizagem das variáveis de registo


Marta Filipe Alexandre(FLUL/ ILTEC, Portugal)

Esta apresentação parte da experiência de docência da cadeira de Análise do Discurso na FLUL e incide sobre três aspetos específicos: (1) o modo como a LSF está a ser ensinada nas aulas teóricas, (2) o modo como decorrem as aulas (teórico-)práticas e (3) alguns resultados do desempenho dos alunos na primeira prova de avaliação escrita.

Pretende-se dar conta da forma como os alunos estão a ser expostos a conceitos teóricos particulares do paradigma linguístico da LSF e qual a sua reação aos mesmos. Considerando que se trata de alunos dos cursos de Artes do Espetáculo, Ciências da Cultura, Estudos Artísticos, Línguas, Literaturas e Culturas, este é um grupo muito heterogéneo em termos da sua formação e do seu interesse pelo estudo da linguagem.

Serão focados os seguintes dados: (i) os materiais (slides powerpoint) que serviram de apoio à exposição teórica sobre as variáveis do registo, (ii) as unidades textuais que foram objeto das atividades práticas sobre variáveis do registo, (iii) os resultados dessas mesmas atividades, (iv) as perguntas que dizem respeito às variáveis do registo no enunciado da prova de avaliação escrita e (v) as respostas dadas pelos alunos a essas mesmas perguntas.