ENCONTROS QUINZENAIS DE LINGUÍSTICA SISTÉMICO-FUNCIONAL  

 

Encontro 63º

   

14 de Outubro de 2010, Quinta-feira, às 17:00 h.

 

Desempenho dos alunos Portugueses no PISA: Relato de um Projecto

 


Alzira Tavares de Sá (ILTEC, Portugal)  & Anabela Serrão (GAVE, Portugal)

 

Nesta apresentação abordaremos as linhas mestras de um projecto levado a cabo pelo Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE) sobre Avaliação de Literacia em Leitura. Motivado pelo fraco desempenho dos alunos portugueses na avaliação de Literacia em Leitura nos três ciclos PISA (2000, 2003, 2006), o projecto procurou determinar algumas das causas deste insucesso.
O projecto desenvolveu-se em duas vertentes:
1. Formação de professores de Língua Portuguesa, combinando dois quadros teóricos: Literacia em Leitura do Programme for International Student Assessment e a Teoria de Género e Registo da Linguística Sistémico-funcional;
2. Aplicação de instrumentos de avaliação de Literacia em Leitura a cerca de 1000 alunos de todo o país, na faixa etária dos 15 anos, frequentando os 9.º e 10.º anos.
Através da formação de professores, procurou-se sensibilizar os participantes para um olhar diferente sobre os conceitos de Texto e de Literacia em Leitura (Quadros teóricos da OCDE/PISA e Teoria de Género e Registo) e as implicações destes na avaliação.
Junto dos alunos, procurámos determinar: o grau de familiaridade com os diversos géneros textuais, com a diferente tipologia de tarefas propostas nesta avaliação e o grau de dificuldade associado a cada uma delas.


******


Alzira Tavares de Sá é Mestre em Línguas Estrangeiras Aplicadas–TEFL, pela Universidade Católica de Lisboa, Professora de Inglês e Alemão na Escola Secundária D. Pedro V e Investigadora do ILTEC–Instituto de Linguística Teórica e Computacional. É colaboradora do Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE).
Anabela Serrão é licenciada em Sociologia pela FSCH da Universidade Nova de Lisboa, pós-graduada em Análise de Dados em Ciências Sociais pelo ISCTE e mestranda em Sociologia do Trabalho, das Organizações e do Emprego no ISCTE. É Directora-Adjunta do Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE).