82º Encontro



Blogue corporativo: que representações internas e externas?


Gorete Marques (ESTG-IPLei/ ILTEC, Portugal)

O blogue corporativo pode cumprir uma função externa, a que se associa uma estratégia de Marketing, ou interna, como plataforma de conhecimento e colaboração. Neste trabalho, pretende-se analisar as escolhas visuais e léxico-gramaticais presentes, com função interna e externa, num blogue de um grupo empresarial português, de modo a responder às seguintes questões: (i) qual a função do blogue? (ii) o que revelam as representações veiculadas pelo grupo? Para tal, seguem-se os princípios da Linguística Sistémico-Funcional (Halliday 1994, 2004) e da Semiótica Social (Kress e van Leeuwen, 1996, 2006), aplicados ao Discurso Empresarial. Observa-se que, não obstante o blogue ser um meio de divulgação do grupo que perpassa diferentes dimensões, a sua identidade é construída uniformemente, na base dos valores de dimensão, qualidade e respeito pelo meio ambiente.