Contributos da LSF para a escolarização de alunos de PLNM

Fausto Caels (FLUL/ ILTEC, Portugal)

O ensino-aprendizagem de conteúdos escolares constitui um desafio para os alunos de Português língua não materna (PLNM) e para os professores que com eles trabalham. Nesta apresentação, pretendo, por um lado, dar a conhecer a escassez de políticas integracionais, de trabalhos de investigação e de materiais didácticos neste domínio em Portugal, e, por outro, apresentar o trabalho que estou a desenvolver nesta área, nomeadamente: (i) uma brochura entitulada “Aprendizagem de conteúdos escolares - Como podem os professores tornar a linguagem dos manuais didácticos mais acessível aos alunos de PLNM?” (em co-autoria com Marta Alexandre) (ii) a observação do desempenho de alunos de PLNM em aulas de Ciências de Natureza e História e Geografia de Portugal (2.º ciclo do Ensino Básico) e (iii) uma investigação de doutoramento sobre os alunos de PLNM e a compreensão leitora de manuais escolares (a partir de Abril de 2011).

A Linguística Sistémico-Funcional desempenha um papel importante no trabalho referido, principalmente para a investigação de doutoramento. Pretendo explicar as minhas motivações para a escolha deste quadro teórico. Tendo em conta que os meus conhecimentos e a minha experiência de trabalho com a LSF são (ainda) relativamente limitados, gostaria ainda de discutir com a assistência as potencialidades deste quadro para a área de estudo/intervenção pedagógica em questão.