ENCONTROS QUINZENAIS DE LINGUÍSTICA SISTÉMICO-FUNCIONAL  

 

Encontro 37º

   

24 de Abril de 2008, Quinta-feira, às 16:30 h.

 

“... e agora já. Acabaste as perguntas” – Escritores de sete anos e escolhas linguísticas

 

Mafalda Mendes (FLUL e ILTEC)

ESPAÇO

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Aos dez anos, dificilmente a criança terá atingido um nível de desenvolvimento da linguagem escrita que lhe permita produzir textos que satisfaçam todos os critérios de boa formação aplicáveis às produções dos escritores experientes. Como é que, do ponto de vista pedagógico, se estabelecem horizontes de expectativa razoáveis e justos para cada nível de aprendizagem?

A partir da análise linguística de um corpus de textos, orais e escritos, produzidos por um grupo de alunos ao longo dos três últimos anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e da observação do respectivo contexto pedagógico, pretendo, no meu projecto de doutoramento, desenvolver um modelo ontogenético de descrição e caracterização das produções textuais neste ciclo de escolaridade (Martin & Rothery, 1980, 1981; Rothery, 1996; Kress, 1982), usando para o efeito o quadro da explicitação teórico-metodológica do modelo da Linguística Sistémico-Funcional (Halliday, 1985, 1994 e 2004; Halliday & Hasan, 1976).

Nesta apresentação, procurarei dar conta de algumas primeiras intuições resultantes da observação efectuada nos primeiros seis meses de investigação, em particular no que respeita a i) tendências de género; ii) emergência da pontuação – aquisições de recursos linguísticos das metafunções textual e interpessoal, do estrato da expressão, específicos do modo da escrita, determinantes para o desenvolvimento dos conceitos metalinguísticos de frase, oração, diferentes funções e vozes discursivas.

ESPAÇO

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Mafalda Mendes é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, pela FLUL (1990) e pósgraduada em Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho (1994). Interessa-se pelas relações entre literacia, escrita e poder nas sociedades modernas. Actualmente é bolseira da FCT e investigadora no ILTEC e está a iniciar doutoramento em Linguística Aplicada, na FLUL, com o objectivo de estudar o desenvolvimento da linguagem escrita em crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico.ILTEC)