ENCONTROS QUINZENAIS DE LINGUÍSTICA SISTÉMICO-FUNCIONAL  

 

Encontro 53º

   

24 de Setembro de 2009, Quinta-feira, às 17:00 h.

 

A linguagem não-verbal no género textual cartoon: para uma abordagem da Gramática do Design Visual

 

Audria Leal (FCSH-UNL/ CLUNL, Portugal)

ESPAÇO

ESPAÇO

O texto, enquanto foco de análise, será tomado como unidade num correspondente empírico/linguístico que convoca não só produções verbais orais ou escritas, mas também, outras unidades semióticas; evidencia-se, desse modo, uma análise linguística de textos que procura considerar todos os elementos que compõem o seu objecto de estudo. Este ângulo de análise tem sido ao longo das pesquisas sobre textos uma das grandes preocupações dos teóricos que enfatizam a questão dos gêneros textuais.
Nesta vertente, autores como Kress e Van Leeuwen (2006), que estudam os géneros a partir de uma perspectiva discursiva-semiótica, dão-nos uma importante contribuição. Com efeito, um dos pontos fundamentais da teoria destes autores salienta que numa análise dos géneros devem ser considerados todos os elementos que o constituem, tornando-se desta forma, defensores da congregação dos elementos linguísticos e não-verbais num estudo conjunto. Através desta metodologia, investiga-se a forma como os elementos se articulam nos textos.
Partindo desta ideia, propomos como tema de trabalho mostrar, segundo a Gramática do Design Visual dos autores acima referidos, qual o papel que linguagem não verbal  realiza na composição textual do género cartoon. Para isso, iremos estudar os cartoons recolhidos em três dos jornais de maior circulação em Portugal, a saber: Público, Diário de Notícias e Correio da Manhã. Como resultado da nossa análise, pretendemos tirar as ilações necessárias para compreender o funcionamento comunicativo do cartoon em sua vertente não-verbal.  
ESPAÇO

Audria Leal é licenciada em Letras (Linguística e Literatura), pela Universidade Federal da Paraíba, Campina Grande, Brasil (2000) e Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil (2002). Actualmente é bolseira da FCT e investigadora no Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL), inserida no projeto PreTexto, sob a orientação da Prof. Drª Antónia Coutinho e está a fazer doutoramento em Linguística Textual/Teoria do Texto, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/CLUNL, com o objectivo de estudar a composição textual do género  Cartoon.