ENCONTROS QUINZENAIS DE LINGUÍSTICA SISTÉMICO-FUNCIONAL  

 

Encontro 57º

   

25 de Fevereiro de 2010, Quinta-feira, às 17:00 h.

 

“e os investigadores às vezes também são pessoas muito vaidosas” - análise crítica de conversas com cientistas portugueses *

 

Marta Filipe Alexandre (FLUL/ILTEC)


Interessada em desenvolver de forma fundamentada uma abordagem crítica ao sistema científico português, e em particular às práticas da ciência e sua relação com a sociedade, dei início a uma investigação de doutoramento nesse âmbito em 2007 sob a orientação do Professor Doutor Carlos A. M. Gouveia. Tenho andado a reunir entrevistas com cientistas portugueses que trabalham em Portugal em diferentes áreas e o meu objectivo é estudar esse material de um ponto de vista linguístico.
A Linguística Sistémico-Funcional e a Análise Crítica do Discurso têm-me ajudado a conciliar a abordagem sociológica com a abordagem linguística. E, embora a investigação não esteja numa fase final, dado que o corpus ainda está em constituição, os dados disponíveis permitem-me avançar com algumas linhas de análise interessantes e que merecem discussão.
Nesta apresentação espero, assim, demonstrar que as vozes das entrevistas recolhidas apontam para:
1)      o predomínio de uma concepção unitária da ciência e do conhecimento científico, que alimenta uma imensa zona cinzenta de exclusão e marginalização de paradigmas e epistemologias,
2)      uma concepção homogeneizante e estável de comunidade, onde a diferença, a divergência e o desentendimento são maioritariamente considerados negativos.
Por fim, espero, como de costume, ilustrar a necessidade da Linguística Sistémico-Funcional e da Análise Crítica do Discurso terem mais visibilidade e mérito académico no panorama científico português.

* Este trabalho não seria possível sem a colaboração da Patrícia Alexandra de Almeida, que desde Outubro de 2009 tem trabalhado no âmbito deste projecto com bolsa de iniciação à investigação concedida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Marta Filipe Alexandre é uma investigadora portuguesa em início de carreira. Formou-se em Línguas, Literaturas e Culturas Modernas e Clássicas e em Linguística na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Tem desenvolvido a sua pesquisa na constelação das Ciências Sociais. Trabalha desde 2007 no grupo de investigação Discurso e Literacia do Instituto de Linguística Teórica e Computacional. Está actualmente a meio de um projecto financiado com bolsa de doutoramento pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.