ENCONTROS QUINZENAIS DE LINGUÍSTICA SISTÉMICO-FUNCIONAL  

 

Encontro 64º

   

28 de Outubro de 2010, Quinta-feira, às 17:00 h.

 

Usos do futuro do indicativo em Português e em Italiano

 

Riccardo Giomi (FLUL & ILTEC, Portugal)


O trabalho que apresento visa traçar uma classificação hierarquicamente estruturada dos usos do futuro sintético em Português Europeu e em Italiano. Mais especificamente, tentou-se reduzir a considerável multiplicidade de usos e valores individualizados na literatura para esta forma verbal a categorias bem definidas e consistentes do ponto de vista semântico, com o objectivo final de contribuir para a problemática categorização gramatical da forma nas duas línguas em análise.
A análise proposta funda-se em assunções das teorias dinâmicas do significado e em trabalhos de teor funcionalista – especialmente na Gramática Discursivo-Funcional (Hengeveld e Mackenzie 2008) – e é desenvolvida em 3 fases: (i) apresentação dos usos do futuro individualizados na literatura; (ii) cassificação dos mesmos em relação ao valor modal e temporal que expressam e à função ilocutória para que servem; (iii) verificação da classificação obtida com base na análise das condicionantes pragmáticas, semânticas, morfossintácticas e fonológicas às quais cada uso está sujeito.


******


Riccardo Giomi é licenciado em Línguas e Literaturas Estrangeiras pela Universidade de Florença (com especialização em línguas e literaturas portuguesa e francesa e tese em linguística) e aguarda provas públicas de Mestrado em Linguística na Universidade de Lisboa. Desde Fevereiro de 2010 é investigador auxiliar no projecto DEEB (Desenvolvimento da Escrita no Ensino Básico), desenvolvido pelo Instituto de Linguística Teórica e Computacional.