Projecto Diversidade Linguística na Escola Portuguesa


Exercícios de Formulação de Pedidos e Ordens


Os exercícios que aqui propomos, antes de serem aplicados, devem ser analisados pelo professor e explicados aos alunos com a linguagem adequada a cada aluno. O professor deve ter uma conversa prévia com os alunos sobre o modo como as pessoas comunicam de forma diferente em diferentes situações. Deve caracterizar um pouco essas situações e treinar em conjunto com os alunos a formulação de pedidos e de ordens. Os alunos têm de perceber que pedidos e ordens podem ser formulados em todas as línguas, embora recorrendo a estratégias comunicativas e a léxico ou estruturas diferentes. O professor deve acompanhar o aluno na realização das tarefas, ajudando-o no vocabulário, por exemplo.

Exercícios de escolha múltipla

Nesta secção o professor encontrará várias situações, em que se espera a realização de um pedido ou de uma ordem. Serão apresentadas diferentes hipóteses e o professor deverá discutir com os alunos qual ou quais das opções melhor se adequa(m) à situação em questão, tendo em conta o tipo de situação e os intervenientes nessa situação.

1. O João está com frio e pede gentilmente ao pai que feche a janela.
Escolher a opção ou as opções que melhor se adequa(m) à formulação desse pedido. Justificar as escolhas.

  1. Olha, fecha já a janela.
  2. Pai, podes fechar a janela?
  3. Ó pai, fecha a janela, pá!
  4. Pai, feche a janela, se faz favor.

2. O João não tem vontade de estudar mas a mãe quer obrigá-lo a estudar.
Escolher a opção ou as opções que melhor se adequa(m) à formulação dessa ordem. Justificar as escolhas.

  1. Não queres ir estudar filho?
  2. Eu acho que tu devias ir estudar.
  3. João, pára de brincar agora e vai estudar!
  4. Vai estudar senão ficas de castigo!

3. O João vai comprar umas calças e como não sabe quais escolher decide pedir ajuda ao empregado da loja, que é um senhor de 40 anos.
Escolher a opção ou as opções que melhor se adequa(m) à formulação desse pedido. Justificar as escolhas.

  1. Queria umas calças que combinassem com esta camisa. Quais é que achas que eu escolha?
  2. Quero comprar umas calças. Ajuda-me.
  3. Olhe desculpe, poderia ajudar-me a escolher umas calças?
  4. Psst... podes dar-me a tua opinião? Quero comprar umas calças,
    mas não sei quais escolher.

Se o empregado da loja fosse um rapaz da idade do João (17 anos),
a opção escolhida seria a mesma ou outra?

4. O João está em pé no sofá. A mãe manda que ele tire os pés de cima do sofá.
Escolher a opção ou as opções que melhor se adequa(m) à formulação dessa ordem. Justificar as escolhas.

  1. Achas bem estares a sujar o sofá?
  2. Sai já de cima do sofá, João!
  3. Acho que estás muito bem em cima do sofá.
  4. O sofá não é para pores os pés.

5. O Pedro, que tem 12 anos, caiu e precisa de ajuda para se levantar. Como está a passar um senhor, ele decide pedir-lhe ajuda.
Escolher a opção ou as opções que melhor se adequa(m) à formulação desse pedido. Justificar as escolhas.

  1. Será que me pode ajudar porque eu não me consigo levantar sozinho?
  2. Ajuda aí pá! Não vês que me aleijei!
  3. Ajuda-me a levantar, por favor.
  4. Olha... quero levantar-me.

Se em vez de pedir ajuda a um senhor, pedisse ajuda a um amigo da sua idade, qual a opção que melhor se adequaria?

6. O João e os amigos estão no recreio e a professora manda que eles regressem para a sala.
Escolher a opção ou as opções que melhor se adequa(m) à formulação dessa ordem. Justificar as escolhas.

  1. Fiquem no recreio mais um pouco.
  2. Já para a sala imediatamente!
  3. Não querem vir para a sala?
  4. Meninos, voltem para a sala, se faz favor!

7. O João, de 16 anos, está perdido e decide pedir informações a uma senhora de idade.
Escolher a opção ou as opções que melhor se adequa(m) à formulação desse pedido. Justificar as escolhas.

  1. Onde é que eu estou?
  2. Olha, quero ir para a Av. de Berna. Como é que eu faço isso?
  3. Diz-me o caminho para a Av. de Berna.
  4. Olhe desculpe, será que me pode indicar o caminho para a Av. de Berna?

Se em vez de pedir informações a uma senhora de idade, o João tivesse pedido informações a um rapaz da sua idade, a opção escolhida seria a mesma ou outra? E se o pedido de informações fosse dirigido a um polícia, como seria formulado o pedido?

8. O João está a fazer muito barulho e a mãe manda que se cale.
Escolher a opção ou as opções que melhor se adequa(m) à formulação dessa ordem. Justificar as escolhas.

  1. Pára de fazer barulho, João!

  2. Gostaria muito que te calasses.
  3. Podias calar-te se faz favor João?
  4. Achas bem estares a fazer tanto barulho?





| Imprimir | Adicionar aos Favoritos | Topo |

ILTEC - Projecto Diversidade Linguística na Escola Portuguesa


ILTEC