Projecto Diversidade Linguística na Escola Portuguesa


Exercícios para trabalhar aspectos específicos do Diálogo Escrito » Sons de animais


Os sons de animais apenas podem ser utilizados num conjunto muito restrito de contextos. Ainda assim, podem ser úteis na criação de actividades divertidas, capazes de captar o interesse das crianças, e/ou para trabalhar com alunos de PLNM com poucos conhecimentos de Português.

O professor pode apresentar um conjunto de imagens e pedir aos alunos que digam o nome dos animais. Este exercício, aparentemente básico, pode ser uma boa oportunidade para os alunos aprofundarem o seu conhecimento lexical. Após terem identificado os animais, o professor pode solicitar que digam os sons produzidos por esses animais. Por exemplo:

Sugerindo algumas actividades, o professor pode:

  • Procurar, ou elaborar ele próprio, um diálogo entre vários animais e pedir aos alunos que o representem.
  • Pedir aos alunos para identificarem pares animal – som. Para tal, pode colocar no quadro duas colunas, uma com nomes de animais e outra com sons e pedir aos alunos que combinem as diferentes informações.
  • Pedir aos alunos para elaborarem um diálogo entre animais.

Nem todas as línguas recorrem às mesmas expressões para exprimir os sons dos animais. Um boa forma de valorizar a diversidade linguística pode passar por solicitar aos alunos de PLNM que digam os sons dos animais na sua língua materna(1). Caso haja diferenças em relação ao Português, pode-se criar um cartaz para afixar na sala com imagens de animais, acompanhadas dos sons nas diferentes línguas representadas na turma.


« Voltar aos exercícios de Diálogo Escrito




(1)
- A propósito das diferenças entre as línguas a esse nível, veja-se por exemplo: www.georgetown.edu/faculty/ballc/animals/animals.html




| Imprimir | Adicionar aos Favoritos | Topo |

ILTEC - Projecto Diversidade Linguística na Escola Portuguesa


ILTEC