Projecto Diversidade Linguística na Escola Portuguesa


Exercícios para trabalhar aspectos específicos do Diálogo Escrito » Organização gráfica


Saber organizar formalmente um diálogo não constitui uma competência propriamente linguística. Trata-se, no entanto, de um aspecto a ser treinado com os alunos para que se apercebam de que o diálogo escrito requer certas informações explícitas. Deve trabalhar-se sobretudo a identificação dos interlocutores e a delineação gráfica das falas (dois pontos, quebras de linha, pontuação).
No caso dos alunos de PLNM, o professor pode perguntar se aprenderam aspectos da organização gráfica na sua língua materna. Se sim, pedir que demonstrem e aproveitar as semelhanças e/ou as diferenças para ensinar as especificidades do Português.

Algumas actividades:

  • Dar um diálogo e pedir aos alunos para acrescentarem a informação relativa aos interlocutores. Por exemplo:

  • Dar um diálogo aos alunos sem organização gráfica e pedir-lhes para introduzirem dois pontos, quebras de linha, pontuação e letras maiúsculas (dependendo do grau de dificuldade pretendido pode omitir-se apenas uma destas informações). Por exemplo:

Observa o seguinte diálogo. Consegues organizá-lo melhor? Tens de introduzir letras maiúsculas, travessões e pontos de interrogação.

Empregado boa tarde
Mãe, Diogo e Ana olá senhor Diogo
Empregado posso ajudar-vos
Mãe sim, estes dois meninos querem um gelado.
Empregado muito bem! E qual é o gelado que querem
Ana eu quero um de banana!
Diogo eu quero um de cereja!
Empregado pronto, aqui estão.
Diogo e Ana muito obrigado, até à próxima


« Voltar aos exercícios de Diálogo Escrito




| Imprimir | Adicionar aos Favoritos | Topo |

ILTEC - Projecto Diversidade Linguística na Escola Portuguesa


ILTEC