Projecto Diversidade Linguística na Escola Portuguesa


Exercícios para fazer uso de Bandas-Desenhadas » Desenvolver a compreensão escrita


Antes de se poder aplicar quaisquer actividades ou exercícios que envolvam bandas-desenhadas, importa pôr os alunos em contacto com os livros. Cabe ao professor estimular o gosto pela leitura e incentivar, em particular, os alunos de PLNM a lerem banda-desenhada portuguesa. Com o apoio da escola, pode constituir uma biblioteca que inclua bandas-desenhadas com diferentes graus de dificuldade e dirigidos a vários públicos-alvo. Ao aplicar um teste diagnóstico(1), o professor pode avaliar que bandas-desenhadas o aluno já consegue compreender em Português e, de acordo com essa avaliação, aconselhar leituras subsequentes. As leituras podem ser individuais, integrando por exemplo os trabalhos de casa, mas podem também ser realizadas aos pares ou em grupo dentro da sala de aula, de forma a promover a troca de saberes entre falantes nativos e falantes não nativos.

Tendo encontrado uma banda-desenhada adequada aos seus alunos – dependendo dos conhecimentos linguísticos e da idade, pode ser de uma tira, de uma página ou de várias páginas – o professor pode criar diversos exercícios de compreensão para acompanhar a leitura das histórias.

Compreensão global

Os exercícios de compreensão global têm por objectivo verificar se os alunos conseguem assimilar uma história em termos genéricos, independentemente de dificuldades pontuais que possam ainda sentir em termos lexicais e sintácticos. As perguntas de compreensão podem ser apresentadas antes ou depois da leitura da banda- desenhada em questão. Por exemplo:

Compreensão de vocabulário específico:

A banda-desenhada pode ser aproveitada para aprofundar o conhecimento lexical dos alunos. Na aplicação de exercícios deste género, o professor deve ter o cuidado de escolher histórias com apenas uma ou duas palavras difíceis, para que os alunos não deixem de compreender o significado global da história. Por exemplo:

Frequentemente, as bandas-desenhadas adoptam uma linguagem muito próxima da língua falada, recheada de expressões idiomáticas e de outras construções típicas do registo oral. Assim sendo, constituem um bom instrumento de apoio ao ensino de tais estruturas linguísticas. Por exemplo:


« Voltar aos exercícios de Diálogo Escrito



(1) - De acordo com as orientações do Ministério de Educação (www.dgidc.min-edu.pt/plnmaterna/lnm_doc.asp), os testes diagnósticos devem ser aplicados no momento de ingresso do aluno no sistema de ensino nacional e também, de forma regular, ao longo do seu percurso escolar.




| Imprimir | Adicionar aos Favoritos | Topo |

ILTEC - Projecto Diversidade Linguística na Escola Portuguesa


ILTEC