Projecto Diversidade Linguística na Escola Portuguesa


Exercícios para fazer uso de Bandas-Desenhadas » Treinar a organização gráfica do diálogo escrito


Uma das maiores diferenças entre a banda-desenhada e o diálogo escrito que não é acompanhado de imagens reside na apresentação gráfica das falas e na identificação dos interlocutores. Enquanto na banda-desenhada as falas são inseridas em balões de texto e os interlocutores são identificados nas imagens, no diálogo escrito as falas são delineadas por meio de dois pontos, travessões e quebras de linha e a identificação dos interlocutores é feita de forma verbal explícita.
Criar exercícios em que é pedido aos alunos para transformarem uma banda-desenhada num diálogo escrito permite que pratiquem, em particular, aspectos relacionados com a organização gráfica. Ficam aqui algumas sugestões:

  • Apresentar um excerto de uma banda-desenhada e solicitar aos alunos que elaborem um diálogo escrito a partir das informações presentes nos balões de texto. Este exercício tem a vantagem de os alunos se poderem concentrar exclusivamente na identificação dos interlocutores, no enquadramento psicológico dos seus actos verbais (ele disse, ele gritou, ele perguntou) e na delineação gráfica das falas (uso de dois pontos, aspas, quebras de linha, etc), estando já disponível toda a restante informação. Por exemplo:

  • Apresentar uma sequência de imagens sem balões de texto e solicitar aos alunos que imaginem as falas e as escrevam por baixo das imagens. Por exemplo:

  • Caso os alunos tenham já uma certa experiência a nível da organização gráfica, pode-se pedir-lhes que elaborem um diálogo escrito a partir de uma sequência de imagens, especificando que devem ter cuidado na identificação dos interlocutores e na demarcação gráfica das falas. Por exemplo:


« Voltar aos exercícios de Diálogo Escrito




| Imprimir | Adicionar aos Favoritos | Topo |

ILTEC - Projecto Diversidade Linguística na Escola Portuguesa


ILTEC