Projecto Diversidade Linguística na Escola Portuguesa


Exercícios para Desenvolvimento do Texto Narrativo


As dificuldades que os alunos demonstram quando escrevem textos narrativos são de índole vária. Há as que se devem a questões de conhecimento e uso do esquema narrativo, as que se devem ao domínio dos mecanismos de organização da informação num texto (sequência dos eventos, relações de dependência entre eles…) e há as que advêm de problemas intrafrásicos (concordâncias, utilização de preposições…).

Muitas vezes os alunos têm dificuldades na construção de textos narrativos devido ao fraco contacto que têm com livros ou mesmo com alguém que lhes conte uma história. Para desenvolver a capacidade de contar e de escrever, o aluno tem de ouvir e ler antes. Mas, na verdade, quando se lhes perguntou sobre se costumavam ler, pelo menos um terço dos alunos no nosso estudo revelou não ler, ou ler apenas os textos que o professor dava nas aulas de língua portuguesa. É o contacto assíduo com o texto que vai ajudar o aluno a ganhar a consciência clara do que é o texto narrativo e a perceber a forma como ele deve ser organizado. Por isso, o professor assume um papel fundamental no desenvolvimento de actividades que permitam que o aluno trabalhe com o texto (ouvindo, lendo, contando, escrevendo).

Os exercícios que a seguir propomos destinam-se sobretudo a contribuir para o desenvolvimento da capacidade de escrita dos alunos. Para activar a escrita, estes exercícios partem da leitura ou da audição de um texto e da observação de imagens. Alguns dos textos que apresentamos são completos para que os alunos possam reconhecer os recursos linguísticos utilizados na construção de um texto autónomo, como são, por exemplo, a construção linguística de um tempo e espaço próprios ou a construção das personagens.

Os exercícios foram elaborados tendo por base as principais dificuldades detectadas na análise que fizemos dos textos produzidos por alunos do 4.º e do 6.º ano que não têm o Português como língua materna. Foi, portanto, para alunos destes anos de escolaridade que foram construídos.

É necessário que o professor prepare a leitura das histórias ou a elaboração dos exercícios, com momentos de treino oral, de leitura e de estudo do vocabulário que vai ser usado seja ele conhecido ou não. Antes de serem aplicados, os exercícios devem ser analisados pelo professor. O professor deverá escolher aqueles que se adequam às necessidades e aos conhecimentos dos seus alunos, ou adaptar outros de maneira a que sejam adequados. As instruções devem ser dadas usando linguagem apropriada para cada aluno.

Actividade 1

  • Reconhecer e trabalhar algumas características inerentes ao texto narrativo.
 Ver Exercícios 

Actividade 2

  • Perceber a forma como um texto deve ser organizado: abertura da narrativa.
 Ver Exercícios 

Actividade 3

  • Perceber a forma como um texto deve ser organizado: desenvolvimento e fechamento.
 Ver Exercícios 

Actividade 4

  • Reconhecer alguns mecanismos que permitem o estabelecimento de relações temporais coerentes entre as diferentes frases de um texto.
 Ver Exercícios 

Actividade 5

  • Usar mecanismos que permitam o estabelecimento de relações temporais coerentes entre as diferentes frases de um texto.
 Ver Exercícios 

Actividade 6

  • Localizar alguém ou algo no espaço.
  • Fazer correctamente a concordância entre elementos do texto.
 Ver Exercícios 

Actividade 7

  • Conhecer e usar alguns mecanismos de coesão interfrásica.
 Ver Exercícios 

Actividade 8

  • Praticar alguns mecanismos de coesão referencial: introdução de entidades.
  • Fazer correctamente a concordância entre elementos do texto.
 Ver Exercícios 

Actividade 9

  • Reconhecer alguns mecanismos de coesão referencial: substituições pronominais.
 Ver Exercícios 

Actividade 10

  • Praticar alguns mecanismos de coesão referencial: substituições nominais e pronominais.
 Ver Exercícios 

Actividade 11

  • Usar os mecanismos que permitam escrever um texto usando o discurso indirecto.
  • Fazer correctamente a concordância entre constituintes do texto.
 Ver Exercícios 




| Imprimir | Adicionar aos Favoritos | Topo |

ILTEC - Projecto Diversidade Linguística na Escola Portuguesa


ILTEC