Projecto Diversidade Linguística na Escola Portuguesa


Exercícios para desenvolvimento do Texto Narrativo » Actividade 2


Objectivo

  • Perceber a forma como um texto deve ser organizado: abertura da narrativa.

Conteúdos

  • Construção linguística do tempo, do espaço e das personagens de um texto narrativo.

Tarefas a realizar

  • Omitir o início de uma história para que os alunos possam construir a introdução (localização temporal e espacial, apresentação das personagens):
  • O patinho feio

    Quando a mãe pata nadava com os filhos, todos os animais da quinta olhavam para eles:
    - Que patinho tão feio!
    O patinho era muito infeliz. Não tinha amigos. Todos faziam troça dele, até a mãe.
    Decidiu fugir pois ninguém sentiria a sua falta.
    - Quem me dera ser cisne! Os cisnes são tão bonitos.
    Certo dia, reparou como os um bando de gansos se lançava em voo. Depois, bateu as asas e, pela primeira vez, o patinho voou.
    Subiu, subiu, subiu, em direcção ao céu azul. Nesse momento olhou para baixo e viu os cisnes a nadar no lago de um lindo jardim.
    Resolveu pedir-lhes ajuda. Voou em direcção ao lago, pousou na água e pediu aos cisnes:
    - Por favor matem-me. Sou tão feio e sinto-me tão sozinho que não me interessa viver.
    - Feio? Tu?! – exclamaram os cisnes surpresos .– Já te viste ao espelho no lago?
    O patinho olhou para a água e pela primeira vez viu como era bonito. Nem queria acreditar que se tinha transformado naquele belo cisne.
    A partir daquele dia nunca mais estaria sozinho. Tinha encontrado a sua família.

    “O patinho feio”, adaptação de um conto de Hans Christian Andersen,
    recolhido em http://web.educom.pt/paulaperna/patinho_feio_1.htm


| Actividade 1 | Actividade 2 | Actividade 3 | Actividade 4 | Actividade 5 | Actividade 6 | Actividade 7 |
| Actividade 8 | Actividade 9 | Actividade 10 | Actividade 11 |


« Voltar aos exercícios de Texto Narrativo




| Imprimir | Adicionar aos Favoritos | Topo |

ILTEC - Projecto Diversidade Linguística na Escola Portuguesa


ILTEC