Projecto Diversidade Linguística na Escola Portuguesa


Exercícios para desenvolvimento do Texto Narrativo » Actividade 4


Objectivo

  • Reconhecer alguns mecanismos que permitem o estabelecimento de relações temporais coerentes entre as diferentes frases de um texto.

Conteúdos

  • Verbos no pretérito imperfeito em articulação com verbos no pretérito perfeito.

Tarefas a realizar

  1. Ler um texto em voz alta aos alunos em que haja alternância entre pretérito perfeito e imperfeito e sem que estes tenham o texto à sua frente:

    Bancos e cadeiras

    Era uma vez um homem que fazia bancos. Aprendeu em pequeno a arte de fazer bancos e, como era rápido e vendia a mercadoria com facilidade, nunca quis fazer outra coisa.
    Ao lado da oficina do homem que fabricava bancos, instalou-se um outro artesão. Mas este só fabricava cadeiras.
    Os clientes começaram a dividir-se. Alguns continuavam a comprar bancos, que eram mais baratos, mas outros preferiam comprar cadeiras, um pouco mais caras, mas mais cómodas.
    O homem que fazia bancos enervou-se. Para poder vender bem o produto do seu trabalho, baixou para metade o preço dos bancos. Os bancos continuavam do mesmo tamanho, o preço é que era mais baixo.
    O concorrente ao lado fez o mesmo. Uma cadeira passou a ser tão barata que até dava vontade de rir.
    Aproveitando a baixa de preços, cada vez iam mais clientes às oficinas.
    Mas aquilo era um disparate, tanto maior quanto, descendo os preços, de dia para dia, chegou uma altura em que os bancos e as cadeiras eram dados.
    Os dois artesãos fartavam-se de trabalhar, noite e dia, para responder aos pedidos. Arruinavam-se.
    Isto mesmo lhes disse um amigo de ambos.
    - Por que é que vocês não se juntam e formam uma sociedade que venda cadeiras e bancos, ao mesmo tempo e por um preço razoável?
    A princípio, eles não queriam. Estavam habituados a trabalhar sozinhos e cada qual tinha as suas razões de queixa do outro. Mas conformaram-se, a ver no que dava.
    Deu certo. A Sociedade Banco & Cadeira, formada pelos dois antigos rivais, agora amigos, vai de vento em popa.

    Adaptação do texto de António Torrado,
    recolhido em: http://www.historiadodia.pt/pt/index.aspx, história de 3 de Maio de 2006

  2. Fazer perguntas de verdadeiro/falso para verificar a compreensão global do texto.

  3. Apresentar aos alunos um excerto do texto (que ouviram previamente), com lacunas, para que possam preenchê-las com os tempos verbais adequados:

    Depois de feito o exercício o professor poderá mostrar-lhes o original para que possam compará-lo com o que fizeram.


| Actividade 1 | Actividade 2 | Actividade 3 | Actividade 4 | Actividade 5 | Actividade 6 | Actividade 7 |
| Actividade 8 | Actividade 9 | Actividade 10 | Actividade 11 |


« Voltar aos exercícios de Texto Narrativo




| Imprimir | Adicionar aos Favoritos | Topo |

ILTEC - Projecto Diversidade Linguística na Escola Portuguesa


ILTEC