Projecto Diversidade Linguística na Escola Portuguesa


Exercícios para desenvolvimento do Texto Narrativo » Actividade 7


Objectivo

  • Conhecer e usar alguns mecanismos de coesão interfrásica.

Conteúdos

  • Composição de frases por coordenação e subordinação;
  • Conectores lógicos;
  • Conectores temporais.

Tarefas a realizar

Apresentar um texto em que não são usados conectores e pedir aos alunos que os insiram onde acharem adequado:

  1. Pode fazer-se um exercício em que os conectores são dados numa lista à parte para que o aluno escolha o mais adequado em cada contexto. Neste caso deverão ser usadas expressões que veiculem valores lógicos e temporais diversificados:

  2. Era uma vez um pássaro que tinha um ninho com três filhotes numa árvore.
    _____________________ , os filhos ficaram com fome _____________________ a mãe dos passarinhos foi buscar comida. Um gato que ia a passar viu que os passarinhos estavam sozinhos. _____________________ estava cheio de fome, começou a trepar a árvore com as suas garras afiadas. _____________________ apareceu um cão. O cão queria defender os passarinhos e, _____________________ , mordeu a cauda ao gato.
    _____________________ o gato caiu da árvore _____________________ desatou a fugir com o cão a persegui-lo com um ar feroz. _____________________ a mãe voltou com comida _____________________viveram felizes para sempre.

    então
    um dia
    nesse preciso momento
    como
    entretanto
    por isso
    e (3x)

  3. Pode também fazer-se um exercício mais livre, em que apenas se apresentam as frases isoladas e ordenadas para que o aluno use expressões temporais ou lógicas, escolhidas por ele, que permitam a formação de um texto coerente. O professor deverá fazer notar ao aluno que não precisa de usar expressões de conexão entre todas as frases do texto:

  4. Era uma vez um pássaro que estava numa árvore com os seus três filhos.
    Os três filhos ficaram com fome.
    O pássaro foi buscar comida.
    Um gato amarelo viu que o pássaro tinha ido buscar comida.
    Estava com fome.
    Aproveitou para ir comer os passarinhos pequeninos.
    Um cão viu que o gato ia comer os pássaros.
    Pensou:
    - Não vou deixar o gato comer os passarinhos.
    O cão chegou lá.
    O gato sentiu que alguém lhe estava a puxar a cauda.
    Viu que era o cão que lhe estava a puxar a cauda.
    Arranhou-o e fugiu.
    O cão foi atrás dele.
    O pássaro chegou.
    Deu comida aos filhos.
    Ficaram felizes para sempre.


| Actividade 1 | Actividade 2 | Actividade 3 | Actividade 4 | Actividade 5 | Actividade 6 | Actividade 7 |
| Actividade 8 | Actividade 9 | Actividade 10 | Actividade 11 |


« Voltar aos exercícios de Texto Narrativo




| Imprimir | Adicionar aos Favoritos | Topo |

ILTEC - Projecto Diversidade Linguística na Escola Portuguesa


ILTEC