Projecto Diversidade Linguística na Escola Portuguesa


Exercícios para desenvolvimento do Texto Narrativo » Actividade 9


Objectivo

  • Reconhecer alguns mecanismos de coesão referencial.

Conteúdos

  • Substituições pronominais.
  • Pronomes de objecto directo e indirecto.

Tarefas a realizar

  1. Dar aos alunos um texto com muitos pronomes:

  2. O Caldo de Pedra

    Um dia um frade andava a pedir e chegou à porta de um lavrador, onde não lhe quiseram dar nada. O frade estava a cair de fome, e disse:
    – Vou fazer um caldinho de pedra.
    Pegou numa pedra do chão, sacudiu-lhe a terra e pôs-se a olhar para ela para ver se era boa para fazer o caldo. A gente da casa pôs-se a rir do frade. Ele disse:
    – Então nunca comeram caldo de pedra? Só lhes digo que é uma coisa muito boa.
    Responderam-lhe:
    – Sempre queremos ver isso.
    Foi o que o frade quis ouvir. Depois de ter lavado a pedra, disse:
    – Emprestam-me uma panelinha?
    Deram-lhe uma panela de barro. Ele encheu-a de água e deitou-lhe a pedra dentro.
    – Agora posso pôr a panelinha aí ao pé do lume?
    Deixaram. Assim que a água começou a ferver, disse ele:
    – Com um bocadinho de azeite é que o caldo ficava bom.
    Foram-lhe buscar azeite. Ferveu, ferveu, e a gente da casa admirada com o que via. O frade provou o caldo e disse:
    – Está um bocadinho insosso; precisava de uma pedrinha de sal.
    Também lhe deram o sal. Temperou, provou, e disse:
    – Agora é que com um bocadinho de couve ficava que os anjos o comeriam.
    A dona da casa foi à horta e trouxe-lhe duas couves tenras. O frade limpou-as, e
    pô-las na panela.
    Quando as couves já estavam quase cozidas, o frade disse:
    – Ai, um pedaço de chouriço é que lhe dava uma graça...
    Trouxeram-lhe um pedaço de chouriço: ele deitou-o na panela e, enquanto cozia, tirou pão da sacola, e preparou-se para comer com calma. O caldo cheirava muito bem. O frade comeu e lambeu os lábios. Depois de despejada a panela ficou a pedra no fundo. A gente da casa, que estava com os olhos nele, perguntou-lhe:
    – Ó, senhor frade, então a pedra?
    O frade respondeu:
    – A pedra, lavo-a e levo-a comigo para outra vez.
    E assim comeu onde não lhe queriam dar nada.

    Teófilo Braga, Contos Tradicionais do Povo Português (adaptado)

  3. Pedir aos alunos que identifiquem (sublinhando) os pronomes que se referem ao frade.

  4. Com base no texto, fazer frases que permitam que os alunos substituam os nomes a negrito pelos pronomes com as funções de objecto directo ou indirecto apropriados, tendo em atenção que em alguns casos a ordem frásica pode ser alterada:

    1. Na casa do lavrador, as pessoas não queriam dar nada ao frade.
    2. O frade pegou numa pedra e usou a pedra para fazer sopa.
    3. O frade pediu uma panela aos donos da casa. Os donos da casa deram a panela ao frade.
    4. As pessoas que viviam na casa do lavrador não deram de comer ao frade mas deixaram o frade usar a sua panela para fazer uma sopa.
    5. Trouxeram-lhe um pedaço de chouriço: ele pôs o chouriço na panela.
    6. O frade pediu os ingredientes para a sopa e fez a sopa com muita calma.

  5. Seleccionar uma parte do texto e fazer perguntas directamente relacionadas com os pronomes aí usados:

    “Quando as couves já estavam quase cozidas, o frade disse:
    – Ai, um pedaço de chouriço é que lhe dava uma graça...
    Trouxeram-lhe um pedaço de chouriço: ele deitou-o na panela e, enquanto cozia, tirou pão da sacola, e preparou-se para comer com calma. O caldo cheirava muito bem. O frade comeu e lambeu os lábios. Depois de despejada a panela ficou a pedra no fundo. A gente da casa, que estava com os olhos nele, perguntou-lhe:
    – Ó, senhor frade, então a pedra?
    O frade respondeu:
    – A pedra, lavo-a e levo-a comigo para outra vez.
    E assim comeu onde não lhe queriam dar nada.”

    1. A quem trouxeram um pedaço de chouriço?
    2. O que é que o frade deitou na panela?
    3. Quem tirou o pão da sacola?
    4. A quem não queriam dar nada?
    5. Quem é que não queria dar nada ao frade?


| Actividade 1 | Actividade 2 | Actividade 3 | Actividade 4 | Actividade 5 | Actividade 6 | Actividade 7 |
| Actividade 8 | Actividade 9 | Actividade 10 | Actividade 11 |


« Voltar aos exercícios de Texto Narrativo




| Imprimir | Adicionar aos Favoritos | Topo |

ILTEC - Projecto Diversidade Linguística na Escola Portuguesa


ILTEC