![]() |
![]() |
|
Os alunos de PLNM e a aprendizagem de conteúdos escolares Introdução Esta proposta trata a aprendizagem de conteúdos escolares por parte dos alunos que não têm o português como língua materna (alunos de PLNM). Principais objetivos:
O texto é dirigido a todos os professores que têm alunos de PLNM, sejam professores de português língua não materna sejam professores de outras disciplinas, propondo-se formas específicas de articulação entre o trabalho de cada um deles. A informação está organizada em duas secções principais, sendo a primeira de caráter mais teórico e a segunda de caráter mais prático.
Os alunos de PLNM constituem um universo heterogéneo, no que respeita aos conhecimentos que têm da língua portuguesa. Cientes desta realidade, incluímos algumas considerações sobre a relação entre as propostas didáticas apresentadas neste trabalho e os níveis de proficiência linguística adotados pelo sistema de ensino português: Esperamos que a leitura destes materiais seja útil e permita aos professores ajudar os seus alunos de PLNM a aceder aos conteúdos escolares e, mais especificamente, a ler e compreender os textos dos manuais. Gostaríamos ainda de receber sugestões e comentários por parte dos professores à medida que implementem as sugestões aqui apresentadas. ![]()
|