Os alunos de PLNM e a aprendizagem de conteúdos escolares Introdução

Esta proposta trata a aprendizagem de conteúdos escolares por parte dos alunos que não têm o português como língua materna (alunos de PLNM). Principais objetivos:

  • descrever os desafios com que estes alunos se deparam na compreensão da língua enquanto meio de transmissão de conteúdos escolares, nomeadamente nos manuais escolares;
  • fornecer um conjunto de sugestões didáticas que permitem, aos professores, tornar os conteúdos escolares mais acessíveis do ponto de vista linguístico, de forma a ir ao encontro da proficiência em português dos seus alunos de PLNM.

O texto é dirigido a todos os professores que têm alunos de PLNM, sejam professores de português língua não materna sejam professores de outras disciplinas, propondo-se formas específicas de articulação entre o trabalho de cada um deles.

A informação está organizada em duas secções principais, sendo a primeira de caráter mais teórico e a segunda de caráter mais prático.

Os alunos de PLNM constituem um universo heterogéneo, no que respeita aos conhecimentos que têm da língua portuguesa. Cientes desta realidade, incluímos algumas considerações sobre a relação entre as propostas didáticas apresentadas neste trabalho e os níveis de proficiência linguística adotados pelo sistema de ensino português:

  • Público-alvo – considerações gerais
  • Esperamos que a leitura destes materiais seja útil e permita aos professores ajudar os seus alunos de PLNM a aceder aos conteúdos escolares e, mais especificamente, a ler e compreender os textos dos manuais. Gostaríamos ainda de receber sugestões e comentários por parte dos professores à medida que implementem as sugestões aqui apresentadas.

    Instituições participantes: ILTEC Direção-Geral da Educação do Ministério da Educação e Ciência (MEC) Instituição financiadora: Fundação Calouste Gulbenkian