Instrução em sala de aula
Autor: Nuno Carvalho
Esta proposta centra-se em aspetos linguísticos do português com o objetivo de ajudar os alunos a desenvolverem e enriquecerem o seu vocabulário, a reconhecerem algumas características específicas da sintaxe e da fonética da língua e do seu uso na produção escrita e oral. Com essa finalidade são construídas atividades em que os alunos descobrem e se apropriam de palavras novas, exercitam concordâncias verbais e nominais ou treinam formas de utilização da língua em contextos diversos.
Aprendizagem da língua em trabalho autónomo
Autoras: Fernanda Botelho e Helena Camacho
Ao adotar metodologias de trabalho autónomo na aprendizagem do PLNM, pretende-se levar os alunos a planear e organizar as suas atividades de aprendizagem, individuais ou cooperativas, diversificando os materiais e os recursos. Utilizando estratégias adequadas à resolução dos problemas e à concretização de projetos, os alunos responsabilizam-se pela realização de tarefas e de atividades de forma autónoma, crítica e criativa, gerindo adequadamente o tempo da sua realização. Os alunos são, assim, conduzidos a pesquisar, selecionar e organizar a informação, o que terá como consequência o desenvolvimento das suas competências linguístico-comunicativas.
|
Os alunos de PLNM e a aprendizagem de conteúdos escolares
Autores: Fausto Caels e Marta Alexandre
A nossa intenção é sensibilizar os professores para a problemática da aprendizagem de conteúdos escolares por parte dos alunos de PLNM. Com esse fim, oferece linhas orientadoras e sugestões práticas para o trabalho sobre conteúdos escolares tendo presente que o português é o meio de aprendizagem desses conteúdos. Simultaneamente, a aplicação das atividades permite um melhor conhecimento da situação dos alunos que não têm o português como língua materna, e incentiva os professores de todas as disciplinas a trabalharem em colaboração com o professor de apoio ao ensino de PLNM.
Aprendizagens interculturais
Autores: Lúcia Vidal Soares e Adelina Gouveia, com a colaboração de Paulo Feytor Pinto e São José Côrte-Real
A proposta sobre aprendizagens interculturais centra-se na aquisição de competências linguísticas, performativas musicais e interculturais que permitam aos alunos adquirir conhecimentos, desenvolver atitudes de abertura aos outros, agir como cidadãos eficazes em qualquer parte do mundo. Os objetivos das atividades propostas são, portanto, o desenvolvimento de uma competência pluricultural fomentando o conhecimento e o respeito pela diversidade cultural. Todos os alunos serão levados a partilhar os seus conhecimentos, qualquer que seja a sua língua materna. A aprendizagem do português insere-se neste contexto de compreensão da diferença e da semelhança do outro, contribuindo para o enriquecimento pessoal e para a aquisição de um espírito de cidadania ativa e cosmopolita.
|