![]() |
![]() |
|
Projeto A experiência adquirida na realização do projeto Diversidade Linguística e os resultados com ele obtidos evidenciaram a necessidade de desenvolver investigação relativa ao ensino do português em contexto linguisticamente heterogéneo, o que levou à criação de propostas que, em diversos casos, podem beneficiar mesmo os alunos para quem o português é língua materna. Nesse sentido tornou-se clara, para a equipa do projeto, a necessidade de levar a efeito práticas inovadoras na aprendizagem do português como língua segunda e de criar materiais, estratégias e documentos orientadores do ensino do português em contexto multilingue. Com este objetivo foi apresentado pelo ILTEC à Fundação Calouste Gulbenkian, em 2008, e aprovado para financiamento, um projeto denominado Bilinguismo, aprendizagem do português L2 e sucesso educativo na escola portuguesa que vai ao encontro da atenção concedida pelo Ministério da Educação à diversidade linguística e cultural presente nas escolas portuguesas. Tendo como finalidade geral contribuir para o ensino mais eficaz do português como língua segunda, o projeto tem percorrido, desde o início, dois caminhos diferentes:
O CD agora apresentado corresponde ao segundo projeto acima referido. O seu conteúdo é constituído pela enunciação e descrição de quatro macro estratégias consideradas adequadas ao ensino do PLNM (Instrução em sala de aula, Aprendizagem da língua em trabalho autónomo, Os alunos PLNM e a aprendizagem de conteúdos escolares e Aprendizagens Interculturais), e de materiais cuja aplicação tem a finalidade de conseguir que os alunos PLNM atinjam o necessário domínio no uso da língua portuguesa em situação escolar. Com esse objetivo (i) são explicitados os princípios fundadores de um ensino plural dirigido para o domínio de uma língua não materna que é meio de aquisição de conhecimentos em contexto escolar, e (ii) são apresentadas quatro propostas que obedecem a diferentes estratégias de ensino e propõem atividades para o ensino da língua num ambiente intercultural. Para a sua experimentação foram selecionados três agrupamentos de escolas (Azeitão, Carcavelos e Comandante Conceição e Silva) que aceitaram desenvolver com o ILTEC uma experiência de trabalho e de formação que contribuísse para o sucesso educativo dos alunos de PLNM. Orientado por pressupostos que estimulavam uma intervenção formativa, o trabalho centrou-se fundamentalmente:
Espera-se que as nossas sugestões constituam um ponto de partida e um apoio para que os professores criem, por seu lado, formas eficientes de sucesso para os seus alunos de outras línguas e de outras culturas. ![]()
|